Olhar do ARTISTA percepção e arte

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

INFÂNCIA:



O PERFUME DA ARTESÃ
                    
                O tecido era de cambraia, tão alvo, quanto à pele da criança, que curiosamente sentava-se ao lado da mulher que bordava. A leveza da linha de seda confundia-se, com a suavidade, do toque da pele delicada, daquelas mãos. A satisfação estava explícita, a cada olhar, em cada movimento. As variedades das cores das linhas, usadas para tecer, tornavam-se harmoniosas. A cada ponto feito no tecido, uma idéia. A cada idéia, um olhar, em cada olhar, um pensamento, em cada pensamento, um sonho, a cada sonho, um suspiro.
         A curiosidade da criança misturava-se entre bordados, e o perfume que se esvaia, entre movimentos e sonhos. Por vezes, ela desprendia-se das linhas e tecidos para acariciar, o rosto delicado do menino, que expressivamente, diante de tanta magia, vislumbrava-se, com os resultados manuais da artesã.                    
            Em meio àquele cenário harmonioso, o rádio se fazia presente. A cada ponto bordado, um nó atado ou desatado, a cada pétala moldada, ouvia-se o som do radio. A música, a trama e os dramas, embalavam sentimentos que, por vezes, faziam as emoções florirem a face daquela misteriosa mulher.
            O sorriso da artesã esplandecia sua face rosada, acentuando o vermelho dos lábios. O perfume se esvaia no ar.  Os grandes olhos negros destacavam-se com espessas sobrancelhas, fazendo lembrar grandes atrizes do cinema. O corte curto nos cabelos era uma forma de expressar a liberdade que a envolvia.
                 O cinema sempre fascinara aos dois. Os filmes e grandes nomes artísticos eram acompanhados por eles em telas; fotografias; reportagens e revistas. A artesã ensinava ao menino, todo esplendor cinematográfico, como também, histórias de astros e estrelas da época. O menino sonhava e sonhava... Para ele, as grandes estrelas, teriam o mesmo perfume da artesã. Ela tecia e tecia... A cada ponto um sonho. A cada sonho uma vida. A cada vida uma flor, em cada flor, a essência do perfume de um artista. Por: Marta Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário